Desinfetante (1200 x 1200 px) (1)

Colaborador: Vitor Mascarenhas Vieira

Você sabe se está cobrando o preço certo pelos seus serviços? Muita oficina por aí está trabalhando no vermelho sem nem perceber. E o principal motivo é simples: não sabe formar o preço corretamente.

Se você quer parar de adivinhar e começar a lucrar de verdade, o primeiro passo é entender seus custos fixos, variáveis e o quanto precisa ganhar por hora de trabalho.

O que são custos fixos e variáveis?

Custos Fixos são aqueles que você precisa pagar todo mês, independentemente de quantos carros entram ou saem da oficina. Pense neles como as contas que chegam religiosamente, faça chuva ou faça sol. Exemplos práticos para sua oficina:


-Aluguel do espaço: O valor que você paga pelo local onde a oficina funciona.

-Energia elétrica (a parte básica): Mesmo sem muitos serviços, há um consumo mínimo de energia para iluminação básica, geladeira, etc.

-Salários fixos da equipe: O pagamento mensal dos funcionários que têm salário fixo, como recepcionista ou gerente.

-Pró-labore do dono: O “salário” do proprietário da oficina.

-Contador: Os honorários mensais do profissional que cuida da parte fiscal e contábil.

-Licenças e seguros: Alvará de funcionamento, seguros da oficina, etc.

-Internet e telefone: Essenciais para comunicação e, muitas vezes, um valor fixo mensal.

-Impostos fixos: Alguns impostos não variam diretamente com o faturamento mensal.

Custos Variáveis são aqueles que mudam de acordo com a quantidade de serviços que você realiza. Quanto mais carros você atende, maiores serão esses custos. Exemplos diretos para a rotina da oficina:

-Peças e materiais utilizados nos serviços: Óleo, filtros, pastilhas de freio, fluidos, etc. Quanto mais serviços, mais peças você compra.

-Comissões por serviço: Se seus mecânicos ou consultores ganham uma porcentagem por cada serviço realizado, esse valor varia.

-Energia elétrica (a parte do consumo dos equipamentos): O uso de elevadores, máquinas de solda, ferramentas elétricas aumenta o consumo de energia conforme o trabalho.

-EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e produtos de limpeza usados por serviço: Luvas, máscaras, panos, desengraxantes utilizados em cada carro atendido.

-Embalagens e etiquetas: Se você entrega peças ou serviços embalados.

-Taxas de cartão de crédito/débito: Se o volume de pagamentos com cartão aumenta, as taxas também.

Saber separar claramente esses dois tipos de custos é fundamental para calcular um preço de serviço que não apenas cubra todas as despesas da oficina, mas também garanta uma margem de lucro saudável.

Como calcular o preço do serviço?

Aqui está um passo a passo prático para você formar o preço dos seus serviços de maneira inteligente:

1. Calcule seus custos mensais totais:

Some todos os seus custos fixos mensais. Seja minucioso e não se esqueça de nenhuma conta.

Estime uma média dos custos variáveis por tipo de serviço. Por exemplo, para uma troca de óleo, calcule o custo médio de óleo, filtro e outros materiais utilizados. Para um serviço de freio, estime o custo médio de pastilhas, discos, fluido, etc.

-Exemplo:

Custos fixos totais por mês: R$ 12.000

Número médio de serviços realizados por mês: 150

Custo fixo por serviço: R$ 12.000 ÷ 150 = R$ 80

Agora, vamos estimar os custos variáveis médios para um serviço específico, como uma troca de óleo:

Custo médio de óleo e filtro: R$ 80

Custo médio de outros insumos (pano, luva, etc.): R$ 10

Custo variável por troca de óleo: R$ 80 + R$ 10 = R$ 90

2. Defina sua margem de lucro desejada:
A margem de lucro é a porcentagem sobre o custo total que você quer adicionar como seu ganho. Uma margem inicial razoável pode ser de 30% a 40%, mas isso depende do seu mercado, da qualidade dos seus serviços e da sua estratégia de negócio.

-Exemplo (para a troca de óleo):

Custo fixo por serviço: R$ 80

Custo variável por serviço: R$ 90

Custo total do serviço: R$ 80 + R$ 90 = R$ 170

Margem de lucro desejada: 40%

Para calcular o preço mínimo de venda com essa margem, use a seguinte fórmula:

Preço de Venda Mínimo = Custo Total ÷ (1 – Margem de Lucro)

Preço de Venda Mínimo = R$ 170 ÷ (1 – 0,40)
Preço de Venda Mínimo = R$ 170 ÷ 0,60
Preço de Venda Mínimo ≈ R$ 283,33

Isso significa que você precisa cobrar no mínimo R$ 283,33 por essa troca de óleo para cobrir todos os seus custos e ainda obter uma margem de lucro de 40%

3. Considere o valor da sua hora trabalhada (ou da hora da sua equipe):

Esta é outra forma importante de precificar, especialmente serviços que demandam mais tempo de mão de obra. Calcule o total dos seus custos fixos mensais somados à sua meta de lucro mensal desejada e divida pelo número total de horas produtivas da sua equipe (ou suas, se você for o único mecânico) no mês.

– Exemplo:

Custos fixos totais por mês: R$ 12.000

Meta de lucro mensal desejada: R$ 8.000

Total a cobrir: R$ 12.000 + R$ 8.000 = R$ 20.000
Número de mecânicos: 2

Horas trabalhadas por mecânico por dia: 8

Dias úteis no mês: 20

Total de horas produtivas da equipe por mês: 2 mecânicos x 8 horas/dia x 20 dias/mês = 320 horas

Valor da hora produtiva: R$ 20.000 ÷ 320 horas = R$ 62,50 por hora

Se um serviço de alinhamento e balanceamento leva 2 horas de trabalho de um mecânico, o custo mínimo de mão de obra a ser cobrado seria:

Custo mínimo de mão de obra = 2 horas x R$ 62,50/hora = R$ 125,00

A esse valor, você ainda precisaria adicionar os custos variáveis (peças, se houver) e a sua margem de lucro sobre o serviço total.

Dicas Práticas Para Oficinas:

Tenha uma planilha simples e atualizada com seus custos fixos. Revise essa planilha regularmente, pois os custos podem mudar.

Registre absolutamente tudo. Não deixe passar nenhum custo, por menor que pareça. Aquele pequeno gasto com material de limpeza ou um parafuso extra faz diferença no longo prazo.

Evite copiar cegamente o preço da concorrência. A estrutura de custos de outra oficina pode ser completamente diferente da sua. O que funciona para eles pode não funcionar para você e até te levar ao prejuízo.

Atualize seus preços regularmente com base nos seus custos reais. Se o preço das peças aumenta, sua margem pode diminuir se você não ajustar os preços dos serviços.

Comunique valor, não apenas preço. Explique aos seus clientes a qualidade do seu trabalho, a expertise da sua equipe e os benefícios de escolher a sua oficina. Isso justifica um preço justo.

Conclusão

Cobrar o preço certo não é ganância, é inteligência financeira e a base para a sustentabilidade da sua oficina.

Quando você entende seus custos, define sua margem de lucro de forma consciente e valoriza o tempo da sua equipe, sua oficina trabalha de forma mais eficiente e, consequentemente, lucra mais. Pare de adivinhar os preços e comece a construir um futuro financeiramente sólido para o seu negócio.

Glossário:

Agenda Lotada: Horário da oficina com muitos serviços agendados ou em andamento.
Alinhamento: Ajuste dos ângulos das rodas de um veículo para garantir a direção correta e o desgaste uniforme dos pneus.
Análise Detalhada: Exame minucioso e completo de algo, neste caso, a margem de lucro dos serviços.
Aparente Ocupação: Sensação de que a oficina está movimentada, mas que pode não se traduzir em alta lucratividade.
Atendimento de Emergência: Serviço urgente e não programado para resolver um problema imediato no veículo do cliente.
Baias de Serviço: Espaços na oficina onde os veículos são reparados ou recebem manutenção.
Balanceamento: Ajuste do peso das rodas para evitar vibrações e garantir um rodar suave.
Benefício: Vantagem ou ganho obtido ao escolher uma alternativa.
Capacitar a Equipe: Treinar e desenvolver as habilidades dos funcionários.
Consultor Técnico: Profissional da oficina responsável por receber os clientes, diagnosticar problemas e elaborar orçamentos.
Conversão em Serviços: Transformação de uma inspeção ou orçamento em um serviço efetivamente realizado e cobrado.
Custo de Oportunidade: Valor do benefício perdido ao escolher uma alternativa em detrimento de outra. O “preço” da renúncia.
Critérios para Atendimentos de Emergência: Regras e diretrizes para decidir quando e como atender chamados urgentes.
Dados Precisos: Informações exatas e confiáveis.
Diagnóstico Eletrônico Avançado: Utilização de ferramentas e softwares para identificar problemas complexos nos sistemas eletrônicos do veículo.
Direcionando o Tempo e o Esforço: Alocando o tempo e o trabalho da equipe de forma estratégica.
Eficiência: Capacidade de realizar algo com o mínimo de desperdício de tempo e recursos.
Elaboração de Orçamentos: Preparação detalhada dos custos de um serviço para o cliente.
Equipamentos Modernos: Ferramentas e aparelhos atualizados e eficientes.
Estratégica: Planejada de forma inteligente para alcançar um objetivo.
Fluxo de Trabalho: Sequência de tarefas e processos na oficina.
Foco Excessivo: Concentração desproporcional em algo.
Faturamento: Receita total da oficina.
Ferramentas de Diagnóstico Avançadas: Equipamentos tecnológicos para identificar problemas nos veículos.
Furos Invisíveis: Perdas de lucro que não são facilmente percebidas.
Gerenciar o Tempo de Baia de Serviço: Monitorar e otimizar o tempo que os veículos permanecem nas áreas de reparo.
Implementar um Processo Eficiente de Orçamentação: Colocar em prática um sistema rápido e eficaz para criar orçamentos.
Indicadores: Dados que mostram o desempenho de um negócio.
Injeção Eletrônica: Sistema que controla a quantidade de combustível injetada no motor.
Insatisfação no Cliente: Sentimento de descontentamento do cliente com o serviço ou atendimento.
Inspeção Veicular: Verificação das condições gerais do veículo.
Investir em Ferramentas e Equipamentos Modernos: Adquirir equipamentos atualizados para melhorar a eficiência.
Ladrão de Lucros Silencioso: Algo que reduz os lucros sem ser óbvio.
Lente do Custo de Oportunidade: Perspectiva de analisar as decisões considerando o que se deixa de ganhar.
Lucratividade: Capacidade de gerar lucro.
Lucro Adicional: Ganho extra que poderia ter sido obtido.
Lucro Líquido: Lucro total após a dedução de todos os custos.
Lucro Potencial: Lucro que poderia ser gerado.
Mão de Obra Subutilizada: Trabalho da equipe que não está sendo usado da maneira mais produtiva.
Margem de Lucro: Diferença entre o preço de venda de um serviço e seus custos, expressa geralmente em porcentagem.
Mascarando a Perda: Escondendo ou disfarçando a perda de oportunidades.
Mentalidade Estratégica: Forma de pensar e agir com foco em objetivos de longo prazo e na melhor alocação de recursos.
Mitigar o Custo de Oportunidade: Reduzir ou minimizar o impacto da perda de oportunidades.
Negligenciados: Não recebendo a atenção devida.
Ociosidade nas Baias de Serviço: Tempo em que as áreas de reparo estão vazias ou com veículos parados sem serem trabalhados.
Otimizar o Agendamento: Melhorar a organização dos serviços para aumentar a eficiência e a rentabilidade.
Orçamentos Não Concretizados: Orçamentos que não foram aprovados pelos clientes.
Perda de Futuras Oportunidades: Risco de perder clientes ou serviços futuros devido a problemas atuais.
Perda de Oportunidades Mais Lucrativas: Deixar de realizar serviços que gerariam maior lucro.
Potencial de Lucratividade: Capacidade de gerar lucro.
Prejuízo Invisível: Perda de lucro que não é facilmente identificada.
Priorizar a Rentabilidade dos Serviços: Dar mais importância aos serviços que geram maior lucro.
Prosperando: Tendo sucesso financeiro.
Recursos: Tempo, dinheiro, equipamentos e pessoal da oficina.
Rentável: Que gera lucro.
Retorno Financeiro: Lucro gerado por um investimento ou atividade.
Revisão Preventiva: Manutenção programada para evitar problemas futuros no veículo.
Rotatividade da Baia de Serviço: Velocidade com que os veículos entram e saem das áreas de reparo.
Serviços de Baixo Valor Agregado: Serviços simples e rápidos com baixa margem de lucro.
Serviços de Maior Valor Agregado: Serviços mais complexos e lucrativos.
Serviços Rápidos: Serviços de curta duração.
Software de Gestão da Oficina: Programa de computador para administrar as operações da oficina.
Subótima: Abaixo do ideal.
Suspensão: Sistema de molas e amortecedores do veículo.
Tempo “Preso”: Tempo gasto em tarefas que não geram o retorno esperado.
Tempo Ocioso: Tempo não utilizado de forma produtiva.
Troca de Óleo: Serviço básico de substituição do óleo do motor e do filtro.
Troca de Pneus: Serviço de substituição dos pneus do veículo.
Utilize um Software de Gestão da Oficina: Implementar um programa para ajudar na administração.